janeiro 26, 2010

Percy Jackson e os Olimpianos: o ladrão de raios

Quando eu vi o trailer do filme "Percy Jackson e os Olimpianos" enlouqueci!!!

Trailer 3:


Motivo: fã de mitologia grega, não pude acreditar que Hollywood estava prestes a lançar um filme sobre o tema. Na verdade são dois, pois o filme "A fúria dos Titãs" de 1981 (se não me engano) acaba de ser refilmado e o trailer promete, mas essa é uma outra história para um outro post...
Percy Jackson é uma espécie de novo Harry Potter. São 5 livros (até o momento) contando a saga do jovem herói.
Percy é disléxico e tem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) - essa foi a característica que mais me agradou no personagem, porque me lembra todas as pessoas com dificuldade de aprendizagem que eu conheço. Claro que ele é um péssimo aluno. Coisas estranhas acontecem ao seu redor, sem que ele saiba como explicar (meio Harry Potter, né?) e ele acaba sendo expulso de todas as escolas. Uma por ano. Esse ano, seu melhor amigo tem uma espécie de defeito nas pernas, que o faz mancar e uma aparência um tanto estranha, que acaba afastando as outras pessoas. A única matéria que ele realmente curte? História Antiga, cujo professor usa cadeira de rodas. Até aí, me senti o bonequinho do Jornal O Globo aplaudindo de pé!!!!! Deficiência física e mental num mesmo livro???? Aaaaaaah e antes que eu me esqueça: o professor é um centauro (metade homem, metade cavalo - Harry Potter de novo, né?), o amigo é um sátiro (o mesmo que fauno) e Percy é um herói, filho do Deus Poseidon com uma humana. Legal, né?
Animada, corri para ler os 5 livros.
Bom, como boa professora de literatura detestei a forma como foram escritos. Prefiro a narrativa de "Harry Potter" e "Crepúsculo" do que "Percy Jackson". A idéia é muito boa, porém a narrativa é leve e dinâmica, sem muitos detalhes ou instrospecção. Ele vai direto ao ponto. Sem delongas. Com muita ação. Não digo que os livros são ruins, não. Eu até curti. Mas acredito que teriam se transformado em 7 ou 8 livros se fossem escritos por outra pessoa. Muita coisa ficou de fora. Sem contar que alguns elementos e personagens foram pouco ou mal utilizados/explorados...
Por um lado, essas brechas na narrativa podem ser preenchidas por qualquer diretor hollywoodiano. E cá entre nós, é o que parece suceder no 1º filme. O trailer mostra cenas e personagens que não constam do livro 01 ou de qualquer outro livro da série.
Apesar da decepção com os livros, estou animada com o filme.
Minha cena preferida do livro/filme 01 é a cena da caneta. Percy ganha uma caneta para se defender (é hilário!!!). O que ele não sabe é que ela é mágica e se transforma em uma espada.

Sinopse: Garoto de 12 anos, Percy Jackson, descobre ser filho de Poseidon, o deus dos oceanos. Acusado de roubar "o raio de Zeus", uma poderosa arma, ele agora precisar provar que não é o culpado e evitar uma guerra entre deuses.

Trailer 5:

0 comentários: